terça-feira, 10 de maio de 2011

Publicidade

O termo publicidade designa qualquer mensagem impressa ou difundida e todas as técnicas associadas, cujo objectivo seja o de divulgar e persuadir, com fins comerciais, uma ideia, um produto ou serviço, uma marca ou uma organização junto de um determinado grupo de potenciais clientes - o designado mercado-alvo. 

Os meios utilizados para dar suporte às mensagens publicitárias são diversos e incluem a televisão, rádio, cinema, jornais, revistas, painéis publicitários, Internet e direct-mail. A escolha do meio de suporte depende, essencialmente do objectivo que se pretende atingir, do tipo de mensagem e do público que se pretende atingir.

A publicidade comercial
tem como objectivo dar a conhecer e persuadir o destinatário a adquirir determinados produtos existentes no mercado.

A publicidade institucional tem a finalidade de incitar as pessoas a realizar acções que digam respeito ao bem-estar da comunidade como campanhas de prevenção de doenças e acções de solidariedade.

Pode-se concluir que a publicidade institucional visa despertar a sensibilidade das pessoas para atingirem o seu próprio bem-estar e o de toda a população.


O Realismo

O Realismo foi desenvolvido na segunda metade do século 19, em França, e foi o movimento artístico que pretendia oferecer nas obras de arte uma representação verdadeira do mundo baseada na observação de objectos e pessoas. Ou seja, é uma forma de expressão artística que procura reproduzir de forma mais ou menos evidente e naturalista o mundo e os objectos da realidade envolvente, surgindo de forma cíclica ao longo da história.

O Realismo tem várias características, as quais são:
  • A Veracidade: despreza a imaginação romântica.
  • A Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
  • O Retrato fiel das personagens: carácter, aspectos negativos da natureza humana.
  • O Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
  • O Materialismo do amor: a mulher objecto de prazer/adultério.

O Realismo na Pintura:




Na Arquitectura:




Na Literatura: